É um serviço de animação missionária que tem por finalidade fomentar e manter o espírito missionário e profético nos jovens, ajudando-os a viver a missão em âmbito local e universal.

A espiritualidade dos grupos de JM está marcada por uma atitude samaritana em todos os ambientes, em especial, entre os que mais sofrem e são excluídos. Por isso, o jovem missionário é convidado a fundamentar sua identidade no amor de Deus que rompe as barreiras do preconceito e da indiferença.

A Juventude Missionária está vinculada à Pontifícia Obra da Propagação da Fé (POPF), fundada pela leiga Paulina Jaricot, em 03 de maio de 1822, na cidade de Lion – França. A Obra foi declarada Pontifícia pelo papa Pio XI em 1922 e passou a integrar as Pontifícias Obras Missionárias (POM).

A JM surgiu como fruto da Pontifícia Obra da Infância e Adolescência (IAM), que foi fundada em 1843 por dom Carlos de Forbin-Janson, em Paris na França. Ao se tornarem jovens, esses desejam continuar a viver em grupos e com uma espiritualidade missionária, passam a integrar a Juventude Missionária. Além disso, muitos grupos de JM surgem da disposição dos jovens em atender o apelo do Papa Francisco para viver a missão como fonte de espiritualidade, libertação e transformação.

A Metodologia da JM consiste nas 4 Áreas Integradas:

Realidade Missionária (Ver)

É o momento de ver a realidade na sua dimensão mundial, por meio do tema gerador proposto pelas POM ou escolhido pelo grupo. Estas informações são organizadas de modo a se ter uma visão completa da realidade.
020202-owmln8hl4umbeysd7uois69b0nrkfzoigh67v5xe9s

Espiritualidade Missionária (Iluminar)

É a iluminação da realidade vista no primeiro encontro com a Palavra de Deus e também com textos de outras religiões. Em seguida, faz-se uma interiorização da mensagem (por meio de um deserto, por exemplo) para garantir a sintonia com Deus.

Compromisso Missionário (Agir)

É uma ação concreta por meio da qual o grupo comunica a mensagem aprendida e vivida nos encontros anteriores do tema gerador. Nesse encontro também se faz a cooperação missionária material (cofrinho).

Testemunho Missionário (Celebrar)

É a avaliação e contemplação da caminhada feita, é testemunhar na comunidade e sociedade o que se aprendeu no mês, e partilhar os resultados e reflexões à comunidade, paróquia, aos demais grupos, às pastorais etc., festejando a alegria de ser discípulo missionário.

Nossa organização

Perfil do Jovem Missionário

•Possui o sentido de pertença à comunidade de fé onde participa e está vinculado às Pontifícias Obras Missionárias (POM).

•Compreende sua vocação missionária e decide vivê-la de forma universal, comprometendo-se com o mandato de Jesus Cristo: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura” (Mc 16,15).

•Possui experiência viva e profunda com Jesus Cristo e se dispõe a trabalhar para torná-lo conhecido e amado por todos.

•A exemplo de Jesus Cristo, denuncia as injustiças e opressões, na esperança da libertação que faz da humanidade uma só comunidade.

•É capaz de transformar sua realidade pessoal e social à luz do Evangelho e da Doutrina Social da Igreja.

•Ama sua cultura, respeita e valoriza as demais realidades culturais.

•Compreende que o Reino de Deus não desce do alto, mas brota das realidades, principalmente do meio dos pobres, dos marginalizados e dos pequenos.

•Desenvolve sua vida espiritual em comunhão com o trabalho concreto, a partir do serviço e da solidariedade, tendo a Eucaristia como fonte e ponto de chegada à missão.

•É presença entre os crucificados na história como testemunho da Igreja samaritana, que trabalha pela justiça e com os pobres.

•Com alegria, simplicidade e responsabilidade, é testemunho de vida.

•Tem como mandato de vida a oração, o sacrifício e a solidariedade.

•A exemplo de Maria, vive e anuncia a Boa-Nova da salvação.

Orientações para grupos de JM

•Engajar-se na vida da comunidade e em sua caminhada eclesial na dinâmica da pastoral de conjunto que anima toda a dimensão paroquial a partir da missão.

•Ser membro efetivo dos Conselhos Missionários, paroquiais, diocesanos e regionais. Deve ser também, presença no Setor Juventude da CNBB.

•Seguir a metodologia das quatro áreas integradas, bem como, recordar em todas as atividades o Tripé da JM: oração, sacrifício e solidariedade concreta.

•Cultivar a espiritualidade missionária através de uma vivência sacramental e de orações, cantos e liturgias que correspondam ao carisma missionário.

•Todos os grupos da JM possuem coordenação composta por jovens e um assessor adulto.

•A coordenação deverá ser composta por jovens que já participaram de processo formativo assistido pelas POM.

•Qualquer jovem que esteja disposto a conhecer e viver o carisma da JM pode participar.

Símbolos Oficiais

Logo oficial

A Juventude Missionária, por ser a pioneira na consolidação da marca, inspirou a elaboração da identidade visual de toda a Obra da Propagação da Fé. O globo é o elemento principal que simboliza a missão além fronteiras, trazendo a imagem de uma rede missionária no mundo. As letras iniciais abraçam o globo, assim como a missão da Juventude Missionária abraça o mundo.

Bandeira da JM

O branco e o amarelo, lembram as cores da bandeira do Vaticano e mostra que, como atividade de uma das Obras Pontifícias, a JM está a serviço do Papa na evangelização universal. O globo terrestre ao centro significa a missão até os confins da terra atendendo ao mandato de Jesus: “Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos” (Mt 28, 19).

O mapa do Brasil na cor verde simboliza que, a JM do Brasil abraça os jovens de todo o mundo através da oração, sacrifício e solidariedade, atitudes representadas nos cinco jovens de joelhos e de mãos dadas. Isso é reforçado pelo lema: “Jovens Missionários, Sempre Solidários”, “Famílias em Missão, vidas em doações!” e “Na alegria ou na dor, serviremos ao Senhor!” . O brasão das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no canto direito superior da bandeira reforça a identificação da JM como Obra Pontifícia que a anima com metodologia, carisma e identidade, o que a diferencia de outras Juventudes Missionárias existentes.