Experiência Vocacional-Missionária de Seminaristas no Espírito Santo

Com grande alegria, o Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) do Regional Leste 3 promove para todos os seminaristas diocesanos, seminaristas religiosos e formadores a Iª Experiência Vocacional-Missionária Regional de Seminaristas, que será realizada na Paróquia São José, município de João Neiva, Diocese de Colatina (ES), de 30 de agosto a 01 de setembro deste ano. Esta ação missionária, inspirada na Mensagem do Papa Francisco para o 61º dia Mundial de Oração pelas Vocações, tem como tema “Chamados a semear a esperança e a construir a paz”, e o lema “Felizes os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus” (Mt 5, 9).

Deste modo, esta experiência missionária tem como propósito fundamental, dar testemunho da Esperança em Cristo, favorecendo a promoção da fraternidade e da paz, intensificar o espírito missionário no coração dos futuros presbíteros, promover a unidade entre os seminaristas diocesanos e religiosos, consolidar a caminhada missionária do COMISE no Regional Leste 3 e conhecer a realidade da Paróquia São José, João Neiva (Diocese de Colatina).

Em um mundo que clama por paz e esperança, é essencial cultivarmos um olhar de esperança e comprometimento com o Reino de Deus. Como nos recorda o Papa Francisco, “Despertemos do sono, saiamos da indiferença, abramos as grades da prisão em que por vezes nos encerramos”. Juntos, todos podem ser peregrinos de esperança e artífices de paz.

Para melhor promoção da Experiência Vocacional-Missionária, a coordenação regional do COMISE lançou um cartaz para a divulgação do evento e para expressão do Espírito Missionário, tendo como elementos:

• O mapa do estado do espírito santo remete às quatros dioceses que formam o Estado. Colorido com as cores dos continentes, recorda a diversidade de culturas e experiências de fé encontradas no Regional Leste 3.
• O caminho recorda as “estradas do mundo” (RM, 63) pelas quais a Igreja caminha “em saída missionária para irradiar a luz do Evangelho” (cf. EG 20). O caminho se encerra apontando para o local onde ocorrerá a Experiência Vocacional-Missionária: a Paróquia São José da Diocese de Colatina.
• Os dois jovens referem-se aos seminaristas, que responderam ao chamado de Jesus para seguirem-no (cf. Mc 1,17) e cotidianamente respondem ao “Ide” de Jesus (cf. Mc 16,15). São peregrinos de esperança, que buscam construir um mundo melhor ao longo do caminho. Além disso, ir de dois em dois (cf. Lc 10, 1) recorda que a missão se faz em conjunto, num “ato eclesial” (EN 60).
• As sementes são lançadas pelos jovens, pois todos devem ser semeadores de esperança e de paz. Ao mesmo tempo, algumas sementes já se encontram na terra, semeadas por outras pessoas a serviço do Reino de Deus. Assim, ao mesmo tempo em que se semeia, já se colhem frutos (cf. Rm 1,13).
• A cruz recorda Jesus como ponto de partida, de chegada; companheiro na missão. O Senhor que chama e envia, também precede: em seu amor (cf 1Jo 4,10), que impulsiona; e no caminho (cf Ex 13,21), mostrando a direção.
• A pomba com o ramo verde (cf. Gn 8,11) prenuncia o novo tempo de paz iniciado pela acolhida do Evangelho. Ao mesmo tempo, junto ao vento, recorda-nos a presença do Espírito Santo, sem o qual não é possível haver evangelização e pelo qual a nova criação é suscitada fazendo penetrar no coração do mundo o Evangelho. (cf. EN 75).

A arte é de autoria do seminarista Pedro Henrique De Angeli, 2º ano da Configuração (Teologia), Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

 

Experiência Vocacional-Missionária de Seminaristas no Espírito Santo

VÍDEOS

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras notícias