FORMISE Nacional acontece em julho na Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ)

As inscrições para o 13º Encontro de Formação Missionária de Seminaristas (FORMISE) serão realizadas de acordo com a organização dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE) em cada regional. 

Em sintonia com a caminhada missionária da Igreja no Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISE), têm a alegria de promover o 13º Encontro de Formação Missionária de Seminaristas (FORMISE). O encontro vai acontecer nos dias 08 a 11 de julho, no Seminário Arquidiocesano de São José, Rio de Janeiro (RJ). A formação pretende reunir 200 participantes, entre seminaristas, reitores e formadores de seminário e casas religiosas, bispos e convidados, será espaço de reflexão, troca de experiências e celebrações.

O FORMISE terá o tema “A Missão nas periferias geográficas e existenciais” e lema “Deus habita esta cidade” (cf. SL 47,9). O evento, através da sua temática e dinâmica de preparação, se insere no contexto de preparação para o Jubileu do Ano Santo Ordinário, como também, no processo de preparação para o 5º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas, que acontecerá em julho de 2025 e que vai celebrar os 40 anos de missão do COMISE junto aos seminaristas.

Seu objetivo será animar e aprimorar a formação missionária dos seminaristas, de maneira que a missão seja realmente eixo central da formação e os ajude a adquirir um autêntico espirito missionário. Aprofundaremos também a Consciência Integral da Missão nas periferias geográficas e existenciais, promovendo a Sensibilização Missionária, Motivação e Crescimento na Fé por meio da Cooperação Missionária.

Para garantir êxito na realização do evento, as POM e a coordenação nacional dos COMISES contam com a parceria e o apoio da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB, da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, e a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB).

Arte do 13º FORMISE
O lema “Deus habita esta cidade” (Sl 47,9) foi a inspiração para a construção da arte do cartaz do 13º encontro de Formação Missionária de Seminaristas (FORMISE). Em destaque está o Cristo Redentor, ícone que nos identifica e que se apresenta com os braços abertos em acolhimento e benevolência a todos. Junto a esta imagem está o cenário das comunidades periféricas transpassadas pelas cinco cores missionárias, nos lembrando que a missão é local e universal. Na base desta arte, em um movimento de quem está a caminho, dois jovens missionários entram nesta realidade tendo o Cristo como horizonte, iluminado pela luz do sol.

O cartaz traz elementos de arte que remetem ao Rio de Janeiro, cidade que acolhe este encontro, destacando suas belezas e desafios sociais, num contraste que a torna conhecida mundialmente. O tema “A Missão nas periferias geográficas e existenciais” quer nos inserir nesta realidade junto às comunidades, assim como refletir sobre os desafios da missão assumida pelos seminaristas.

Sobre o processo de inscrição
Das 200 vagas disponíveis, 80 vagas serão para o Regional Leste 1 (Estado do Rio de Janeiro) e as 120 vagas para os demais regionais (6 representantes por Regional). A coordenação do COMISE regional, em comunhão com a presidência da OSIB do Regional, distribuirá as vagas e repassará informações sobre as inscrições dos participantes, tendo como critério a representatividade das etapas de formação (propedêutico, discipulado, configuração e síntese), das dioceses e das casas de formação religiosas, formadores e reitores, bispos e convidados.

É importante que os COMISEs, em diversos níveis, continuem promovendo outras iniciativas de formação missionária para os seminaristas em geral, em sintonia com o tema do 13º FORMISE. Há o desejo de contar com a participação de representantes dos seminaristas de Dioceses e Casas de Formação Religiosa, nesse evento, como sinal de comunhão com a iniciativa formativo-missionária.

Mais informações através do Instagram Oficial comisebrasil

FORMISE Nacional acontece em julho na Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ)

VÍDEOS

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras notícias