Seminaristas  do  Leste 1 fortalecem animação missionária em encontro 

O Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) do Regional Leste 1 promoveu, entre os dias 04 e 06 de abril, a VII edição da Formação Missionária de Seminaristas, realizada na Arquidiocese de Niterói, na Casa de Retiros Atalaia. O encontro teve como objetivo despertar, entre os candidatos ao sacerdócio, a consciência de sua identidade missionária e do chamado à evangelização.

Com o tema: “Missionários da Esperança entre os povos”, o evento contou com a presença do Arcebispo Metropolitano de Niterói, Dom José Francisco, e dos bispos: Dom Geraldo de Paula, CSSR, Bispo Auxiliar de Niterói e referencial para a Comissão Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB – Leste 1; Dom Alano, Bispo Emérito; Dom Gilson Andrade, Bispo de Nova Iguaçu e Presidente do Regional Leste 1. Estiveram presentes também os padres: Jorge Vasconcelos, Reitor do Seminário Maior Santa Maria da Diocese de Duque de Caxias e Assessor Eclesiástico do COMISE Leste 1; Cristiano José, formador do Seminário Maior e capelão do Apostolado Courage da Arquidiocese de Brasília – DF; e Renato Chiera, do clero da Diocese de Nova Iguaçu e fundador da Casa do Menor São Miguel Arcanjo, da Comunidade Católica Divina Cruz, entre outros.

O seminarista David Azevedo, Coordenador do COMISE Leste 1, destacou sobre o evento: “Este encontro, para nós, é um marco, pois estamos com as 10 dioceses do nosso estado representadas. Dentro do Ano Jubilar da Esperança, que impulsiona a nossa sinodalidade, além de ser um momento de formação, o Formise torna-se um momento de fraternidade e espiritualidade entre nós e, principalmente, com o autor e consumador de nossa esperança: Jesus Cristo, o enviado do Pai. Esperamos que o VII Formise Regional seja, para todas as nossas Igrejas particulares, um sinal de comprometimento e disponibilidade por parte de nós, seminaristas.”

Com base nisso, podemos compreender que o COMISE “existe para fomentar, naqueles que estão em processo de formação inicial, a consciência da missão como identidade do cristão, favorecendo-lhes uma sólida espiritualidade e formação missionária que os tornem capazes de enfrentar os desafios da ação evangelizadora da Igreja: na pastoral, na nova evangelização e na missão ad gentes (aos povos).” (COMISE BRASIL, Artigo 7º)

Por Seminarista Anderson, Diocese de Nova Iguaçu, Assessor de Comunicação do COMISE Leste 1

Seminaristas  do  Leste 1 fortalecem animação missionária em encontro 

VÍDEOS

Facebook
Twitter
LinkedIn

Outras notícias